CRÍTICAS DEL LIBRO


El Gran Libro Del Fila Brasileño
INES VAN DAMME,
El Gran Libro Del Fila Brasileño
Tikal Ediciones

"No geral, considero o livro excelente, ou até devesse utilizar um adjetivo superior, haja vista as qualidades que possui e que o diferenciam do que já foi escrito sobre o assunto.
No ano passado, após receber comunicação da Unifila, relatando o falecimento
do Sr. William Frederic Chalmers, enviei resposta, perguntando ao Wagner (presidente da Unifila), se não seria efetuada nenhuma homenagem a tão distinto e dedicado criador; pessoa de ascendência inglesa e que, todavia, revelou-se um brasileiro dos mais patriotas e extraordinários!
Mal sabia eu que a homenagem a tal pessoa já estava pronta: na forma de um capítulo especial, do "Gran Libro del Fila Brasileno", dedicado ao Sr. Chalmers e à sua antiga Fazenda da Jaguara!
Além disso, a obra contém outras grandes homenagens à memória dos pioneiros de criação do fila (especialmente, o Sr. José Gomes de Oliveira) e aos "pais da raça" - Dr. Paulo Santos Cruz e sua esposa Antonieta. Homenagens essas que, sendo das mais justas, demonstram qual é o dever dos brasileiros!
O livro, acima de tudo, presta um grande favor na luta pelo Fila Brasileiro puro, ao discorrer sobre as pessoas mencionadas e suas atividades fileiras, sua dedicação específica por longos anos, contando fatos da criação e mostrando algumas fotografias raras; ao relatar problemas de mestiçagem e a luta (dos integrantes do CAFIB e tantos outros) pela preservação da raça; ao declinar nomes (de pessoas e cães) ligados à odiosa mestiçagem; ao mostrar que é possível, com um pouco de boa vontade, coragem e um mínimo de patriotismo, preservar as coisas maravilhosas que a natureza ofereceu a este Grande País.
A autora, demonstrando grande sensibilidade e emoção (especialmente no capítulo dedicado ao Sr. José Gomes), ao lado de segurança, cultura, conhecimento e capacidade para discorrer sobre a variedade dos aspectos técnicos e pessoais da criação do Fila, revela (ainda que de forma indireta) possuir também grande simpatia pela causa do CAFIB e de todas as pessoas ligadas à preservação do Fila puro.
De tal forma, como o livro foi escrito na Europa e, pelo visto, divulgado e bem recebido em diversos países, torna-se um instrumento de enorme valor na luta pela preservação da raça e no trabalho de se distinguirem os verdadeiros criadores, amantes e defensores da raça, dos "comerciantes de cães" (amantes dos dólares) - de ontem e de hoje!
Através de seu livro, dos ensinamentos e exemplos que ele transmite, a autora demonstrou ser mais brasileira que muitos de nós, principalmente de certas pessoas que, por vil materialismo e um apego ridículo às tendências estrangeiras (principalmente tendências "ianques"), desvirtuam a raça há anos.
A autora, de modo discreto, foi mencionando nomes e mostrando imagens (fotografias), de pessoas, cães e coisas, com quem se relacionou aqui no Brasil, revelando, também assim, possui alma grata, generosa e simpática para com aqueles que a auxiliaram de alguma forma.
Na verdade, o livro ("O Grande Livro do Fila Brasileiro"), discorrendo (em alguns momentos) sobre o relevo, costumes, paisagens e fatos históricos do nosso País, especialmente do querido Estado de Minas Gerais (berço de criação do Fila, do Mangalarga Marchador e do Indubrasil), revela fatos que muitos de nós brasileiros não conhecíamos!
Para mim, em particular, foi muito emocionante ler o capítulo dedicado ao Sr. José Gomes de Oliveira.
Em julho de 1992, aproveitando viagem que objetivava conhecer as cidades histórias de Minas Gerais (São João Del Rey, Ouro Preto, Mariana, etc), passamos por Varginha (eu e a esposa), especialmente para conhecer o Sr. José Gomes - de quem tinha lido notícias no jornal publicado pelo Cabib.
Chegando à sua propriedade, fomos recebidos por um de seus filhos (o mais velho), que nos mostrou, com muita simpatia, as coisas em redor, contou-nos aspectos da vida de seu pai e levou-nos a encontrar seus cães remanescentes - especialmente as três fêmeas citadas (e apresentadas) no livro.
Após, entramos na casa e fomos levados à presença do Sr. José Gomes. Naquela época, ele já estava enfermo (há um bom tempo, segundo disseram), de cama e, mesmo assim, respondeu a muitas das perguntas que lhe fiz, com a maior boa vontade. Entretanto, da mesma forma que foi relatado no livro da Sra. Ines Van Damme, após alguns minutos de conversa e lembranças (da parte dele) de tempos heróicos, o Sr. José Gomes emocionou-se, começando a chorar, não conseguindo mais discorrer como pretendia, sendo que nós também ficamos emocionados, ao participar daquela cena!
Em seguida, o filho do Sr. José Gomes, após alguns telefonemas específicos, levou-nos a conhecer o Canil Engenho Velho - do Dr. Iliano Pinto Ribeiro -, sendo que este não se encontrava na propriedade naquela ocasião.
Essa passagem do livro (ida da autora a Varginha, especialmente para conhecer um dos pioneiros da criação do Fila), embora não pareça, tem enorme importância: porque revela ao mundo cinófilo a pessoa do Sr. José Gomes e alguns fatos de sua vida diferenciada. Além do mais, revela a extrema sensibilidade da escritora Ines Van Damme!
Quantos brasileiros fizeram (ou fariam), pergunto eu, uma viagem até o interior de Minas Gerais, simplesmente para conhecer e conversar com um velhinho doente, que tinha como fato especial de sua vida a criação e convivência com cães???"

Agenor Gracindo de Oliveira
26 - 02 - 2003.

Este livro, prestigiado pelo prefácio de PAULO ROBERTO GODINHO, reveste uma importância peculiar e ocupa um lugar destacado na literatura cinológica.
Para que uma obra sobre cães se destaque, é preciso porém fugir do convencional.
É necessário que algo de peculiar a caracterize diante da superficialidade de tratamento e repetitividade temática aborrecida dos livros tradicionais sobre cães.
Pois bem: essa exigência de originalidade é plenamente preenchida pela presente obra.
Nela, o Fila Brasileiro não é objeto das considerações superficiais, que caracterizam - com as clássicas, mas poucas, exceções - a literatura especializada.
É livro que ousou inovar, ao retornar às origens do velho Fila Nacional, revisitando-as nas fazendas das "Gerais", como orgulhosamente dizem os habitantes do Estado de Minas.
A obra surpreende a evolução mais recente da raça brasileira.
Em suma: o Fila e a sua circunstância, sobretudo as pessoas, como
PAULO SANTOS CRUZ e WILLIAM CHALMERS,
dentre tantas outras, ligadas indelevelmente à raça.
A autora dedica a esses primeiros dois capítulos impecáveis.
E de raro poder descritivo.
A descrição da Fazenda Jaguara, berço de tantos e tão destacados Filas no Brasil, mostra-se digna de figurar nas mais exigentes antologias. É surpreendente que a justiça à memória de PAULO SANTOS CRUZ, o "Pai da Raça", só comece a ser feita pela mão de uma estrangeira.
Que, para superar as dificuldades da distância da pátria do Fila, realizou várias viagens ao nosso País, a fim de formar a sua própria convicção sobre o fenótipo e temperamento do Fila.
E assim viabilizou o acesso direto a fontes documentais, ainda disponíveis sobre a história da raça.
É decepcionante, para nós os brasileiros, que o acervo documental do Dr. PAULO SANTOS CRUZ seja dado como praticamente perdido.
Este livro, escrito por uma holandesa
radicada na Espanha, nos ensina que são necessários apenas espírito de Fila e amor à raça para estar legitimado à luta pela sua preservação.
E esses dons ela os distribui com generosidade ao longo da obra.
Preciosas informações técnicas, inclusive sobre a experiência de criação da própria autora, no seu criatório Los Três Naranjos, não faltam ao longo do livro.
Uma referência se impõe em conclusão:
a autora não se omitiu na denúncia de comprovados casos de mestiçagem do Fila, que tisnaram a história mais recente da raça.
Cães fenotipicamente mestiços foram
premiadíssimos em exposições tradicionais.
O pior destino que estava reservado
para os exemplares atípicos era porém a sua exportação, enganando irresponsavelmente criadores estrangeiros desavisados e desmoralizando a criação nacional.
A rigor porém somente deveriam ser exportados os exemplares mais representativos do plantel brasileiro, os que iriam ter a missão de divulgar as virtudes da raça no estrangeiro.
E paradoxalmente esses mestiços alcançam as mais altas cotações no mercado.
Com o passar dos anos porém - e o tempo é senhor da razão - a frase famosa do Dr. PAULO SANTOS CRUZ e tão usada contra ele: "Quem quiser cor que cultive rosas",
volta-se como uma advertência, contra os adeptos dos mestiços pretos.
Quem quiser autênticos Filas - até a simples prudência o recomenda - cultive as cores indisputadas, amarelo e tigrado, em todas as suas tonalidades.
Porque ai então se estará cultivando e cultuando uma preciosidade em cinologia.
E praticando um ato de fidelidade ao patrimônio genético da raça, que impõe o dever de preservação do Fila a todos que têm consciência das vicissitudes que tanto marcaram a sua criação.
Ao esclarecer-nos sobre todas essas
circunstâncias, com a utilização farta de provas documentais, sobretudo fotografias
- algumas raras - autora, livro e editor prestam serviço de utilidade pública.
Pelo que são merecedores do nosso reconhecimento. É o testemunho que dou, sem que nenhum testemunho me fosse solicitado.

Recife, 05 de fevereiro de 2001
As) JOSÉ SOUTO MAIOR BORGES



This book, prestiged by Paulo Roberto Godinho's forewords, assumes a peculiar importance and occupies an outstanding place in Cinological literature.
In order for a work about dogs to become outstanding, it is necessary to avoid the conventional.
It is necessary that something peculiar caracterizes itself before the imense superficial and repeated annoying treatment of the traditional dog books.
Therefore: this demand of originality is fully reached in the present work.
In it, the Fila Brasileiro is not the matter of superficial considerations which caracterize - with the classic, but few exceptions - the especialized literature.
This book has dared to inovate, returning to the origins of the ancient Fila National, revisiting the farms of "Gerais", as proudly say the inhabitants of the State of Minas Gerais.
The work surprises the most recent evolution of the Brazilian Breed.
Summarizing: the Fila and its circuntances, above all the people such as Paulo Santos Cruz and William Chalmers, among so many others undoubtly connected to the breed.
The author dedicates to these two the first chapters which are impeccable.
And it has arare descriptive power.

The description of Fazenda Jaguara, home of so many outstanding Filas in Brazil, shows itself worthily to be part in the most demanding antologies.
It is surprising that the justice to the memory of Paulo Santos Cruz, "the father of the breed" only starts to be done by the hands of a foreigner; who, to overcome the difficulties of distance from the home of Filas, has undertaken several trips to our country so that she could form her opinion about the type and temperament of a FILA.
In so doing she made available the direct access to documental sources still reachable about the history of the breed.
It is disappointing for us Brazilian that the documents of Dr. Paulo Santos Cruz be considered as practically lost.
This book, written by a Dutch, hosted in Spain, teaches us that are necessary only spirit of a Fila and love to the breed to be able to fight for its preservation.
And these gifts she kindly distributes along with her work. Precious technical information which includes the author own experience in breeding at Los Tres Naranjos, are plently found throughout the book.
A reference is demanding in conclusion: the author has not omitted to speak out about the mixbreeding which can be proved which became so commum in the recent history of the breed.
Mongrels have been highly prized in traditional shows.
The worst destiny to several atypical dogs has been its exportation, cheating without any responsability foreign breeders unaware of this fact which harmed so bad the national breed once only the top animals should be exported as the most representative of the breed abroad.
And amazingly these mongrels reached the highest prices in the market.
As time goes by - "time is the master of reason" - the famous sentence of Dr. Paulo Santos Cruz so frequently used against him:
"Those who want colour should cultivate roses" comes back as a warning against the supporters of the mongrel blacks.
The ones who want the authentic Filas - even the simplest prudency recomends -cultivate the undisputed colours, yellow and brindle in all their varieties. Then you will be cultivating a precious thing and putting into practice an act of fidelity to the breed, preserving the Fila which we all have concience of despite the acts which have been denoting its breeding.
In clarifying it all with all the documents, mainly pictures - some rare - the author, book and editor have presented a valiable service of public utility.
For doing so they deserve our support.
This is the words I put on even though nothing has been requested from me.

Recife febr. 5 - 2001
José Souto Mairo Borges
Judge CAFIB


Nova Lima, 23 de março de 2001
Cara Inês, "Terminei a agradável leitura de seu histórico livro sobre o Fila Brasileiro e a parabenizo principalmente pela elegância e segurança com que tratou os temas maispolêmicos. Lembrou-me o roteiro do filme CONTATO."
Em tempo, estou feliz pois apesar de seu breve contato físico em nossa terra, noto que você percebeu e valorizou como poucas pessoas, os conceitos básicos da Cultura Mineira, da qual muito orgulho.
Ate breve
José Edmar - Belo Horizonte - Brasil

Dear Ines,
"I finished reading with pleasure your historic book about the Fila Brasileiro and I congratulate you especially for the elegance and the certainty with what you treated the most polemic items. It reminds me the script of the movie CONTACTO."
"At the same time I am happy because in spite of your short fisical contact with our country, I observe that you understood and valued like only a few persons do, the basic concepts of the Minas Culture of which I am very proud."
José Edmar


Sra.Ines, Já recibi o livro de sua autoria.
Informo que ainda estou lendo e que estou adorando.
Parabenizo pelo trabalho em prol da raça FILA BRASILEIRO.
Wagner Resende Alves
Canil Acangussu - Fila Brasileiro

UNIFILA
- União de Criadores de Fila Brasileiro de Minas Gerais -
Brasil

Mrs. Ines I received your book. I inform you that I am still reading and that I adore it.
Congratulations for your work for the benefit of the breed FILA BRASILEIRO.
Wagner Resende Alves


Bom dia querida amiga!!!
"Recebi ontem seu livro, estou emocionado,muito feliz ao ver este magnifico trabalho!!!!Parabéns!!!! Mil vezes parabéns!!!"
"Este magnifico trabalho merece todo o meuapoio, gostaria de ajudar na sua divulgação."
Abraços!!
RAIMUNDO DA FONSECA CRUZ
- Belo Horizonte - Brasil
Fileiro Mineiro

Criador de Filas de moda antiga.....como assim o faziam meu pai........meus avós.....O sangue do Fila pulsa o coração da minha familia desde 1900.......meu pai nasceu en Itabira MG en 1901.....cresci ouvindo historias de Filas na fazenda....
Minas Tradição em FILA BRASILEIRO!
Gameleira Tradição em FILA MINEIRO!!

Hello dear friend
"Yesterday I received your book, I am excited and very happy to see this magnificent work!!!! Congratulations !!!!!! Thousand times congratulations!!!"
"This magnificent work deserves all my support, I´d like tohelp to distribute it"
RAIMUNDO DA FONSECA CRUZ
Fileiro from Minas

Breeder of antigue Filas......like my father....and my grandfather did....
"The blood of the Fila beats the heart of my family since 1900"
"My father was born in Itabira MG in 1901"
"I grew up hearing stories of Fazenda-Filas"..
Minas Tradition of the FILA BRASILEIRO
Gameleira Tradition of the FILA MINEIRO



"Parabens, muito poucas vezes se leu algo, a respeito de filas que abordasse realmente o que é um fila brasileiro.
É um livro técnico e didático cuja leitura é rápida e prazerosa como um romance de aventuras"
Quinzinho - handler Boa Sorte, Valença R.J. -
Brasil

Congratulations, it is rare to read somethingrespecting Filas that really approaches what a FilaBrasileiro is.
It is a technical and didactical book that reads quick and pleasant like an adventure novel.
Quinzinho - handler Boa SorteKennel,
Valença R.J.



El libro sobre el Fila Brasileiro de Inés van Damme es una obra escrita desde el conocimiento y la pasión hacia una de las razas caninas mas singulares del planeta.
El amor que se desprende de cada una de las páginas solamente es comparable a su evidente preocupación (que yo comparto) por la mixtificación que el Fila Puro está sufriendo permanentemente en todo el mundo y que, en los tiempos que corren, están haciendo peligrar, mas que nunca, el verdadero tipo de la inigualable raza brasileira. Por que, si despojamos al Fila de su peculiar marcha, de su componente "hound", de su carácter absolutamente único y lo convertimos en el afable e inmenso trotón de ojos redondos que
jamás fué ¿que nos queda?. El verdadero Fila jamás será, ni jamás ha pretendido ser, una raza "para todos los públicos", si no un perro inimitable para personas apasionadas y responsables como Inés.
Rafael Malo Alcrudo - España

The book about the Fila by Inés van Damme is a work based on the knowledge and the passion for one of the most singular dogbreeds of the planet.
The love that appaers from every page is only comparable with her evident preoccupation (which I share) for the crossbreeding that the pure Fila is suffering continuously in the whole world and that nowadays, more than ever, is putting in danger the true type of the incomparable brazilian breed. So when we have at our disposal the Fila with his special movement, his "hound" component, his absolutely unique character, and we change it into the amiable and enormous trotter with round eyes that he has never been, what will remain ? The true Fila will never be, and never had the pretention to be a breed "for everybody", but a inimitable dog for passionated and responsible people like Inés.
Rafael Malo Alcrudo
International judge FCI
Recommanded judge by the ClubEspañol de los Molosos de Arena
Author of "El nuevo libro del Mastin del Pirineo"
Tikal Ediciones
Co-author of "Las razas caninas españoles"
Hispano Europea
Co author of "The ultimate book of Mastiff breeds"
Ringpress Books


Sin duda se trata de una obra de inestimable valor para aquellas personas que se inicien en la raza, dado el exhaustivo tratamiento que hace de su historia, dando una visión de conjunto imprescindible para comprender porqué nuestro amado Fila es así, y no de otra forma.
Asimismo, los iniciados en la materia
encontrarán en tu libro una obra de consulta muy útil, que les evitará acudir a múltiples fuentes para recabar cualquier información respecto al Fila Brasileiro Enhorabuena por tu trabajo.
Jaime Pérez Marhuenda - España

"Without any doubt it concerns a book of inestimable value for those who start with the breed, seen the penetrating treatment of the history, giving a total vision that is indispensable for understanding why our beloved Fila is like he is and not of other shape. Similarly, for the beginners your work will be a very useful book of reference, that makes it unnecesarry to consult multiple sources for collecting any kind of information applying to the Fila Brasileiro.
Congratulations with your work.
Jaime Pérez Marhuenda - Spain
Judge FCI
Vice Presidente of the Spanish
Molosser Club
Co - author of "The ultimate book of Mastiff Breeds".


Querida Ines, "Soy capaz de reconocer un buen trabajo a mil leguas y este, sin duda, lo es!
La parte de la historia está
documentadisima y es una maravilla....sinceramente te felicito y me siento muy muy orgullosa de haber propuesto a Tikal que te encargara el libro.
Realmente ha merecido la pena"
Christina de Lima-Netto España

Dear Ines,
"I am able to recognize a good work from thousand miles-away, and this one without any doubt, is good."
"The historical part is very well documentated and is marvellous" really I congratulate you and I feel very proud for suggesting Tikal to let you write the book.
It was really worth it."
Christina de Lima-Netto
Author of:
"El gran libro de los Bullmastiff y Mastiff"
Tikal Ediciones

"Mi perro envejece"
Tikal Ediciones

"Leishmaniasis canina"
Tikal Ediciones

"Perros sanos....dueños felices"
Tikal Ediciones

"El Bullmastiff"
Editorial Hispano Europea

"Guía paráctica de la crianza canina"
Editorial Hispano Europea

"Manual de la salud canina"
Editorial Hispano Europea

Dear Mrs. Ines
"Congratulations for you spectacular work
represented by your book El gran libro del fila brasileño.
The quantity of trusty information - both historic as well as actual - is far superior to any book I have had in my hands. I hope that your book will serve for many years to all honest fila brasileiro breeders and owners as the reference and would help them to preserve and improve the true fila brasileiro so it could stay with us for many years to come. We all agree that this magnificent breed deserves it. Many thanks!"
Ing. Jan Kube'Sa
President of Special Fila Brasileiro Club
ONÇEIRO, Czech Republic
Author of "Brazylský Fila"


"Ich glaube dass es das beste Buch ist, das ich je ueber Filas gesehen habe, und dass es unter die besten Buecher ueber Hunde gehoert, die ich je gesehen habe.
Wirklich, so viel Arbeit, Kenntnissen und insight, wirklich, es ist schwer die richtigen Worte zu finden"
Katerina Beckova

"I believe that this is the best book about Filas that I have ever seen and that it belongs among the best books of dogs.
Really, so much work, knowledge and insight, really it is difficult to find the right words."
Katerina Beckova,
President of the Chec Molosser Club
Judge FCI



"I recommend this book for everybody who's interested about filas. This book is spanish, you will enjoy all great pictures: great old fila pictures, filas in Brasil and Europe, all about filas, etc.
Thank you very much Ines for this great
book !"
Marko Nurminen, Finland


"Le voglio fare I complimenti, è un libro bellissimo, molto documentato, con tanti immagini di fila corretti"
"Il suo libro mi sará utillissimo"
Iuri Dardini - Italia

"I want to compliment you, it is a very beautiful book, good documentated with a lot of images of correct Filas."
"The book will be very useful to me"
Iuri Dardini - Italy